quinta-feira, 13 de julho de 2006

Mateus 15:21-28

Há alguns posts atrás comentei sobre uma mensagem que ouvi do Pr. Coty, contando sobre a maneira que ela trouxe nova revelação sobre o texto de Mateus 15 pra mim. Prometi postá-la, e aqui vai ela. Que a Palavra abençoe sua vida!

“Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom, e eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas regiões, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” Mateus 15:21-28


Milagres não transformam nosso caráter. O caminho para algumas libertações envolve o passarmos por provas duríssimas. Ao sermos tratados por Deus, a cadeias começam a se romper. A grande questão não é vencer os demônios, mas sermos vencidos por Deus. Jesus discerne qual era a verdadeira causa do problema daquela mulher: o orgulho. O orgulho é a razão de muitos problemas (Pv 16:18a – "A soberba precede a ruína"). Jesus então decide provar a mulher, para que a libertação fosse desatada em sua vida familiar. Deus relaciona-se conosco pessoalmente, e também de maneira geracional, como família. Muitas coisas que acontecem conosco transformam pessoas em nossa família.

Jesus prova a mulher de três maneiras:

  • 1ª Prova: Desprezo (v. 22 – 23) – Jesus não respondeu a mulher!!! Conseguem imaginar Jesus sendo “mal educado” com alguém?. Nessas oras de silêncio, o espírito de orgulho se aproxima e te diz: “Deus não te ama, Ele não se importa com você!”. Jesus desprezou aquela mulher publicamente! Uma multidão seguia a Jesus, e os discípulos pedem a Ele que despeça a mulher, pois ela vinha gritando. Os discípulos não queriam um “barraco”.
  • 2ª Prova: Descriminação (v. 24 – 25) – Os problemas e as pessoas têm raízes, e as vezes a solução desses problemas tem a ver com raízes. Jesus ataca as raízes familiares daquela mulher (ela era grega e não judia). O orgulho cultural precisava ser vencido na vida dela e de sua família. Naquela época os gregos eram a elite. Todo preconceito revela uma idolatria a si mesmo, pois você se considera superior. Jesus confronta o complexo de superioridade, e a mulher clama, derrotando o preconceito grego, o orgulho nacionalista: Senhor, socorre-me! Algo se rompeu através dessa declaração!

  • 3ª Prova: Ofensa (v. 26 – 28) – Jesus toca agora na dignidade humana da mulher, Ele a ofendeu, considerou-a como um animal. Os cananeus são os filhos de Canaã, que era filho de Cão, que, por sua vez, era filho de Noé. Cão desonrou a Noé descobrindo sua nudez (Gn 9:21-25). Por causa disso, Noé amaldiçoou ao filho de Cão: “Maldito seja Cannã, filho de Cão”, parafraseando, “a mesma desonra com a qual me tratou, seu filho vai te tratar”. A cultura Cananéia revela a desonra à autoridade e o desprezo às coisas sagradas. Jesus chama a mulher a uma posição de intercessão, para quebrar o padrão de sua linhagem. Ela então se humilha: “temos agido como cães, desprezando as coisas sagradas, mas os cachorrinhos comem do chão”. Nesse instante, sua última gota de orgulho morre, algo se rompeu ali. Jesus fica feliz porque a mulher suportou a prova. Ela não desistiu em momento algum. Ela se humilhou, se prostrou, adorou! Essa prova produziu libertação. Ninguém expulsou os demônios, eles foram embora sozinhos.

Deus Pai



"Vou olhar em Teus olhos, vou jogar-me em Teus braços

Como criança me gira no ar
Este é o instante que eu espero
Este é o momento que eu mais quero
A hora de te encontrar..."