quinta-feira, 13 de julho de 2006

Mateus 15:21-28

Há alguns posts atrás comentei sobre uma mensagem que ouvi do Pr. Coty, contando sobre a maneira que ela trouxe nova revelação sobre o texto de Mateus 15 pra mim. Prometi postá-la, e aqui vai ela. Que a Palavra abençoe sua vida!

“Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom, e eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas regiões, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” Mateus 15:21-28


Milagres não transformam nosso caráter. O caminho para algumas libertações envolve o passarmos por provas duríssimas. Ao sermos tratados por Deus, a cadeias começam a se romper. A grande questão não é vencer os demônios, mas sermos vencidos por Deus. Jesus discerne qual era a verdadeira causa do problema daquela mulher: o orgulho. O orgulho é a razão de muitos problemas (Pv 16:18a – "A soberba precede a ruína"). Jesus então decide provar a mulher, para que a libertação fosse desatada em sua vida familiar. Deus relaciona-se conosco pessoalmente, e também de maneira geracional, como família. Muitas coisas que acontecem conosco transformam pessoas em nossa família.

Jesus prova a mulher de três maneiras:

  • 1ª Prova: Desprezo (v. 22 – 23) – Jesus não respondeu a mulher!!! Conseguem imaginar Jesus sendo “mal educado” com alguém?. Nessas oras de silêncio, o espírito de orgulho se aproxima e te diz: “Deus não te ama, Ele não se importa com você!”. Jesus desprezou aquela mulher publicamente! Uma multidão seguia a Jesus, e os discípulos pedem a Ele que despeça a mulher, pois ela vinha gritando. Os discípulos não queriam um “barraco”.
  • 2ª Prova: Descriminação (v. 24 – 25) – Os problemas e as pessoas têm raízes, e as vezes a solução desses problemas tem a ver com raízes. Jesus ataca as raízes familiares daquela mulher (ela era grega e não judia). O orgulho cultural precisava ser vencido na vida dela e de sua família. Naquela época os gregos eram a elite. Todo preconceito revela uma idolatria a si mesmo, pois você se considera superior. Jesus confronta o complexo de superioridade, e a mulher clama, derrotando o preconceito grego, o orgulho nacionalista: Senhor, socorre-me! Algo se rompeu através dessa declaração!

  • 3ª Prova: Ofensa (v. 26 – 28) – Jesus toca agora na dignidade humana da mulher, Ele a ofendeu, considerou-a como um animal. Os cananeus são os filhos de Canaã, que era filho de Cão, que, por sua vez, era filho de Noé. Cão desonrou a Noé descobrindo sua nudez (Gn 9:21-25). Por causa disso, Noé amaldiçoou ao filho de Cão: “Maldito seja Cannã, filho de Cão”, parafraseando, “a mesma desonra com a qual me tratou, seu filho vai te tratar”. A cultura Cananéia revela a desonra à autoridade e o desprezo às coisas sagradas. Jesus chama a mulher a uma posição de intercessão, para quebrar o padrão de sua linhagem. Ela então se humilha: “temos agido como cães, desprezando as coisas sagradas, mas os cachorrinhos comem do chão”. Nesse instante, sua última gota de orgulho morre, algo se rompeu ali. Jesus fica feliz porque a mulher suportou a prova. Ela não desistiu em momento algum. Ela se humilhou, se prostrou, adorou! Essa prova produziu libertação. Ninguém expulsou os demônios, eles foram embora sozinhos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!
=)

Anônimo disse...

É... Deus e suas maneiras de "quebrar as nossas pernas duras"...
Mensagem muito propícia, Julian!
Abraçaum!

Anônimo disse...

Ola!
Eu tenho que dizer uma coisa sobre isto. Chamar alguém de cachorro não é pecado? Eu entendo o fato de Jesus estar quebrando o orgulho da mulher e também estar provando sua fé. Mas me digam, se eu ofender alguém como Jesus ofendeu eu não estarei pecando? Na minha opinião Jesus pecou ao ofender a mulher, ele não precisava chamar ela de cachorra, ele podia ter provado a fé dela com outras palavras... Pra mim Jesus foi extremamente mal educado e grosseiro... A bíblia nos proíbe de ofender alguém verbalmente, pois isso é pecado. Jesus ofendeu alguém verbalmente, portanto pecou. As pessoas que comentam sobre este texto parecem esquecer disto...
Porém se alguém puder "explicar" isso eu ficaria feliz, se tiverem alguma opinião que prova o contrario eu ficarei feliz em ouvir.
abraço a todos

juliano disse...

Olá, Anonimo!
Você poderia me enviar seu -email pra que eu te esclarecesse a dúvida. De uma maneira rápida e simplória, Jesus faz uma analogia, comparando a mulher aos cachorrinhos. Ele não vira pra ela e diz: Saia daqui, sua cadela! Foi bem diferente disso. Leia o texto e reflita novamente. Qquer coisa, estamos aqui para esclarecer! Fica na Paz!

Anônimo disse...

Ola Juliano! obrigado por responder...
Tem como vc responder a duvida por aqui mesmo? se não tiver posso até te dar o meu e-mail, mas se vc respondesse por aqui acho que ja estava bom.
obrigado
Pois é, essa passagem tem me deixado muito cabreiro na verdade. Não consigo aceitar uma grosseria da parte de Deus, isso seria terrivel. Se Jesus cometeu um pecado, poxa, ele não é mais o que a biblia diz que ele é (digo deus, perfeito e tudo o que ela diz sobre ele) e isso é um problema sério...

Anônimo disse...

OI JULIANO. GOSTARIA DE TE DIZER QUE FOI MUITO BOM COMPARTILHAR DE SUA EXPERIENCIA, TAMBÉM TIVE UMA MUITO GRANDE ATRAVÉS DO SERVO DE DEUS O PR. COTY, SOBRE A PASSIVIDADE. PORQUE EU DEIXEI DE SER PASSIVA E TOLERAR UMA SITUAÇÃO DE PECADO, VIDAS FORAM TRANSFORMADAS. UMA VEZ UMA CRIANÇA ME PROCUROU PARA DIZER QUE ESTAVA SENDO MOLESTADA POR SEU PADASTRO, E EU FALEI COM A MÃE DELA E ELA JOGOU SOBRE MIM A SUA RESPONSABIOLIDADE,POIS TINHA MEDO DO SEU MARIDO. ENTÃO EU PASSEI MESES TENTANDO EVITAR AQUILO, MAS NÃO TIVE BONS RESULTADOS. ATÉ UM DIA QUE FUI PARA UM CULTO E O PASTOR COTY MINISTROU SOBRE PASSIVIDADE. NAQUELE DIA FIZ UM COMPROMISSO COM DEUS PARA DEIXAR DE SER PASSIVA COM O PECADO (O PIOR E QUE A MAIORIA DAS PESSOAS VIVEM NESTA REALIDADE). ENTÃO FALEI COM A MÃE DELA QUE CONTARIA PARA TODOS SE ELA NÃO TOMASSE PROVIDENCIA, A MÃE RESOLVEU SE SEPARAR,QUANDO O MARIDO VIU QUE PERDERIA A FÁMILIA E FILHOS, RESOLVEU RESOLVER AS SUAS VIDAS E BUSCAR Á DEUS. HOJE OS DOIS ESTÃO SERVINDO A DEUS E BUSCANDO ACERTOS, ESTOU ORANDO E AJUDANDO O MÁXIMO QUE POSSO, POIS SEI QUE UM DIA ELE PEDIRÁ PERDÃO A ESTA CRIANÇA, DEUS DEU UMA NOVA CHANCE A ESTE HOMEM, E ELE DAR A TODOS NÓS, QUANDO DEUS TRATA CONOSCO ELE SABE AONDE DEVE MEXER, POIS CINHECE TODO O NOSSO SER. SE ELE NÃO TIVESSE TRATADO DAQUELA MULHER COMO ELE O FEZ, COM CERTEZA SEU CORAÇÃO NÃO TERIA SE LIBERTADO DAQUELE ORGULHO QUE VINHA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, COM CERTEZA SUA FILHA TERIA SIDO CURADA,PORÉM JESUS CUROU TODA UMA GERAÇÃO DE INIGUIDADES E ORGULHO QUE VINHA DAQUELA FAMÍLIA. FOI A PRÓPRIA MULHER QUE SE HUMILHOU, E SE ALTO ENTITULOU CACHORRINHA,É COMO DIZER "EU NÃO PRESTO", BEM SE VOCÊ DIZ QUE NÃO SERVE PARA NADA, COMO POSSO DIZER QUE NÃO, SE VOCÊ ESTA DIZENDO, O QUE PODE SER FEITO É PROVAR QUE VC PODE, SEMPRE. JESUS FEZ AQUELA MULHER PROVAR QUE ERA DIGINA DE SER CURADA E LIBERTADA, ABRINDO MÃO DO SEU ORGULHO E EVERGONHA, POIS O QUE MAIS IMPORTAVA ERA SENTIR DEUS AGINDO NA SUA VIDA, E SABESMO QUE ELE É O ÚNICO ACIMA DOS CÉUS E DEBAIXO NA TERRA, DIGNO DE LOUVOR E ADORAÇÃO,QUE PODE SALVAR, CURAR E LIBERTAR.
BEM RESUMINDO A MINHA HISTÓRIA, SE EU NÃO TIVESSE DEIXADO A PASSIVIDADE, PESSOAS ESTARIAM SOFRENDO DORES TÉRRIVEIS, MAS DEUS NA SUA SOBERANIA NOS AMA E NÃO DESISTE DE NÓS.

Vinícius Rosa Cota disse...

Anônimo: primeiro parabéns pela sua atitude racional frente à Bíblia. Isso vai lhe fazer muito bem. Recomendo um livro para você: Carta à uma nação cristão do Sam Harris. Quanto a sua dúvida, existe uma explicação muito mais direta e simples, passível até mesmo de prova: essa é uma história fictícia, sobre um personagem fictício, escrita por pessoas que de fato consideravam os gentios como indivíduos inferiores e, num deslize intelectual, comprovado pelas suas absurdas crenças superticiosas em deuses míticos da antiguidade e seus poderes milagrosos, acabaram descrevendo a personagem crivada do mesmo preconceito reinante na época.

Anônimo disse...

Parabéns a todos pela discussão extremamente rica de opiniões e rica em respeito às diferenças.

Também acredito que se deve ter uma atitude racional frente à qualquer leitura. Pois, vejam que a leitura de um mesmo texto pode levar a formação de grupos, movimentos e organizações bastante distintos. Por exemplo, veja que a Bíblia trouxe justificativa tanto para atitudes violentas e preconceituosas quanto para atitudes simples e generosas.

O que faz a diferença?
A interpretação que se faz do texto.

Enquanto alguns fizeram uma interpretação da Bíblia e se deixaram influenciar por esta de tal forma que se tornaram figuras cuja existência gera mais vida (vide: Mahatma Gandhi, Damião de Molokai ou Teresa de Calcutá). Do mesmo modo, outros também fizeram uma interpretação da Bíblia e se deixaram influenciar por esta interpretação de tal modo que que se tornaram figuras cuja existência gera morte (ou pelo menos, mais morte do que vida).

Qual a interpretação correta?
Não importa! A simples discussão em torno de qualquer leitura não passa de brincadeira infantil e perda de tempo se não gera mudanças em sua vida. Portanto, o que importa sãos os frutos que esta interpretação traz. Está nas mãos de cada um escolher que interpretação ter... e como se deixar influenciar por esta.

Talvez seja útil procurar saber qual foi a interpretação do texto feita pelas pessoas que, para você, servem de exemplo daquilo que você quer ser em essência (talvez isso te ajude a encontrar o caminho e chegar lá).

Um abraço a todos e mais uma vez, parabéns pelo bom uso da inteligência.

Anônimo disse...

lagged syntactical modblog driver leeds longer passionate calibribu mole irelandtel integrator
semelokertes marchimundui

ADORADOR-MG disse...

Meu querido a amado anônimo, com todo amor deste mundo venho eu humildemente exorta-lo pois, uma coisa que nosso Deus humanado JESUS CRISTO,não fez foi pecar,Ele pagou o preço da minha e da sua salvação com Teu sangue preciosissimo, carregou no seu corpo toda iniquidade, toda podridão minha e sua MAS, PERCEBA QUE COLOQUEI BEM GRANDE EM MAIUSCULA ESTE "MAS",isso decorreu devido ao infinito amor de Deus por mim e por vc, devido ao proposito individual que Deus tem para cada um de nós pois, quando vc puder e tiver um tempo mais propicio, poderá averiguar que desde o principio Deus foi sucitando homens, reis, profetas para que, pudessem adora-Lo, ama-Lo, servi-LO longe de toda sua iniquidade e pecados e transgressões, porém, sempre pecamos, sempre desonramos, até que,na profecia de isaias Deus pergunta, quem enviarei pois cada dia Ele por ser o Todo Poderoso, já previa a nossa decadência mas Deus não podia ainda entender nossas lagrimas, nossas dores, nossa angustia, nossa solidão, nosso despreso pois, ELE ERA DEUS,havia nos criado imagem e semelhança D´Ele porém, não conhecia o pecado, não conhecia a dor que o pecado trazia ao coração daqueles que O buscavam mas por fraqueza não conseguiam se manter na Tua presença...Assim fica até mais fácil agora vc compreender porque nosso senhor Jesus passou por todos sofrimentos, qu não foi por marketing nem pra um sensacionalismo comovente, Ele, passou por tudo que eu e vc estamos sujeitos a passar e agora vem a melhor parte, ELE VENCEU TUDO para que eu e vc tivessemos vida plena e em abundancia, para que pudessemos buscar a Santa presença do nosso Senhor Jesus.
O termo Grego utilizado para a palavra "cães" é diminutivo, significando um pequeno cachorrinho de estimação.
Não se esqueçam amados, invoque o Espirito Santo de Deus antes de toda e qualquer leitura da sagrada escritura, para que não aja uma perca de tempo em entender as parabolas do nosso senhor Jesus pois, também os Apóstolos ficaram intrigados pelo fato de que Jesus só falava ao povo em parábolas e comparações, e perguntaram ao Divino Mestre: "Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a vós é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido.(...)Por isso lhes falo em parábolas,porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem" (Mt,13:10e13).A palavra de Deus exige elucidação,(esclarecimento) porque "a letra mata"...
Jesus se expressava por meio de parábolas, ou seja, estórias inventadas por Ele baseada no dia-a-dia daquele povo. Jesus, sendo Deus, poderia muito bem falar difícil, usando palavras sábias, mas o povo humilde, o camponês, os pastores e criadores de gado, não iriam entender quase nada, ou mesmo nada e, ao contrário, sentindo-se humilhados por aquela forma para eles arrogante de discursar, iriam virar às costas, e sair talvez reclamando, e não voltariam mais para ouvir Jesus. Também nós evangelizadores, por mais estudo que possamos ter, não convém que usemos palavras difíceis nos nossos discursos, mesmo por que o nosso público alvo são os humildes, e entre eles estão muitos que não tiveram como nós, a oportunidade de cursar uma faculdade. Jesus optou pelos pobres, assim também nós, não vamos ignorar os ricos, mas preparemos a nossa mensagem tendo em vista os mais simples da sociedade.
Pai, dobra a dureza do meu coração que me impede de ouvir e compreender a palavra de Teu Filho. Faze-me penetrar nos mistérios do Reino escondido nas parábolas.
um forte abraço para todos, que vcs possam se aproximar de Deus cada dia mais buscando ser verdadeiramente intimos do nosso Senhor...que pela interceção da Virgem Imaculada, todos vcs possam ser abençoados...
meu email é alexandre-aga@hotmail.com
sou catolico, faço parte da Renovação Carismática Catolica MG

Anônimo disse...

jesus é muito sabio em suas respostas. essa passagem so demonstra como o senhor tem diversas maneiras de lhe dar conosco:de repreender ,de incentivar.de educar-nos espiritualmente.

Anônimo disse...

jesus é muito sabio em suas respostas. essa passagem so demonstra como o senhor tem diversas maneiras de lhe dar conosco:de repreender ,de incentivar.de educar-nos espiritualmente.

Anônimo disse...

Estou estudando este texto, e não consigo ver estes três momentos de Jesus postados por vc. Jesus em momento nenhum de sua vida despreza, discrimina ou ofende; isto é contra toda a palavra de Deus; Você esqueceu daquele versiculo que fala: de modo nenhum lançarei fora aqueles que vierem a mim.?
é périgoso este tipo de pregação, é um tiro no pé; me desculpa não poste sem ter a certeza de que não irá ferir com toda Palavra de Deus.

Marcos Aurélio (mmprihen@ig.com.br)

Anônimo disse...

Na segunda prova sugere uma descriminação por parte de jesus,mas eu não localizei na palavra nenhum ebisodio que me mostre descriminação.Se houver gostaria que coloca-se em evidencia para que eu possa entender melhor o conteudo informado no testo obrigado.Sem mais Alexandre a.d